
Por que fazer alongamento ?
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.
Segundo Bruna Joaquim Carneiro, professora de educação física e nutricionista, o alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões. Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado sozinho. Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamento, independentemente da idade e da flexibilidade, segundo Bruna Caneiro mesmo quem apresenta algum problema específico, como LER ou hérnia de disco também pode fazer alongamentos, mas com menos intensidade. Não é preciso grande condição física ou habilidades atléticas. Os alongamentos podem ser feitos sempre que se sentir vontade, uma vez que relaxam o corpo e a mente. Os alongamentos devem fazer parte da sua vida diária porque relaxam a mente e regulam o corpo. Você descobrirá que a prática regular de alongamento:
* Diminui a tensão muscular e torna o corpo mais relaxado;
* Melhora a coordenação, permitindo movimentos mais soltos e fáceis;
* Aumenta a amplitude de movimento;
* Ajuda a prevenir lesões musculares;
* Facilita a realização de atividades desgastantes, preparando o corpo para entrar em atividade;
* Ajuda a manter o seu atual nível de flexibilidade;* Desenvolve a consciência corporal;
* É gostoso.

Os alongamentos podem ser feitos sempre que você sentir vontade: no trabalho, no carro, esperando o ônibus, andando na rua, na sombra gostosa em baixo de uma árvore, depois de uma caminhada, ou na praia. Alongue-se antes e depois da atividade física, mas alongue-se também em diversos momentos do dia, sempre que puder, Eis alguns exemplos:
* Pela manhã, antes de iniciar o dia;* No trabalho, para aliviar tensões;
* Após ficar sentado ou em pé por muito tempo;
* Quando se sentir tenso;
* Em diferentes momentos do dia, por exemplo, assistindo televisão, ouvindo música, lendo ou conversando.
DICAS: Alongamento Suave
Quando começar a fazer um alongamento, gaste de 10 a 15 segundos no alongamento suave. NÃO BALANCE! Vá até onde sentir uma pequena tensão e relaxe enquanto sustenta o alongamento. A sensação de tensão deve diminuir enquanto você mantém a posição. Caso isso não aconteça, ceda um pouco até encontrar um grau de tensão confortável. "Sinto o alongamento, porém não sinto dor".
Alongamento Progressivo
Após o alongamento suave, passe para o alongamento progressivo. Novamente sem balançar. Alongue-se uma fração de centímetro a mais, até sentir novamente uma leve tensão e sustente de 10 a 15 segundos. Lembre-se: caso a tensão aumente enquanto o alongamento for mantido e/ou tornar-se dolorosa, você está alongando demais!
Respiração
A respiração deve ser lenta, ritmada e controlada. Não prenda a respiração enquanto estiver alongando
Contagem
A princípio conte mentalmente os segundos de cada alongamento. Depois de algum tempo, você estará alongando-se de acordo com a sua sensação, sem distrair-se com a contagem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário